Eai pessoal, um bom fim de semana a todos, hoje quero mostra à vocês um pouco mais sobre os estragos causados pelo incidente em Fukushima:
Algumas amostras de leite e espinafre das cidades de Fukushima e Ibaraki, no Japão, apresentaram excesso de radiação, afirmaram hoje autoridades japonesas. O governo também afirmou que as águas correntes de Tóquio e de cinco províncias do país também apresentam pequenas amostras de iodo radioativo e césio, mas ainda sem risco à saúde humana.
O porta-voz do governo Yukio Edano afirmou que a radiação estava acima dos padrões regulamentados no país. Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA), o Ministério da Saúde do Japão ordenou a suspensão de todas as vendas de produtos alimentícios vindos de Fukushima.
A AEIA também confirmou a contaminação por iodo radioativo. Segundo a agência da ONU, amostras de comida nos arredores de Fukushima - local da usina nuclear de Daichii, cuja instalações foram afetadas pelo terremoto de magnitude 9 no Pacífico - foram analisadas entre 16 e 18 de março.
Aqui trago uma imagem sobre todos os principais acidentes nucleares acontecidos no mundo, incluindo uma escala de gravidade, sendo que o acidente de Chernobyl o mais devastador de todos gerando cerca de 400 vezes mais radiação que a bomba atômica lançada em Hiroshima na 2ª guerra mundial.
Também trago alguns números relacionados ao acidente:
7.100 mortos pelo terremoto e tsunami.
11.991 casas destruídas pelos mesmos.
269 incêndios causados pelos mesmos.
1.232 pontos nas estradas do norte e do leste do Japão foram danificados.
380,000 pessoas estão nos 2.200 abrigos.
fontes: G1 - consultado em 19/03